segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Homens que cuidam dos filhos têm cérebro modificado



A chegada de um filho muda a vida dos pais para sempre – e o cérebro humano se adapta a essas transformações. Já se sabe, por exemplo, que as mães, entre outras coisas, experimentam um aumento na massa cinzenta nas áreas associadas com cuidados infantis e ativam redes relacionadas com a vigilância, prazer e motivação, de modo que o seu bebê seja bem atendido. E, claro, criam-se novos neurônios no hipocampo, que ajudam a fortalecer os laços com seu filho.
Mas e os pais? O que acorre com o cérebro deles? Sobre esse tema, a Universidade de Tel Aviv, em Israel, realizou um estudo que buscou investigar os efeitos que o bebê produz nos pais que se envolvem com os cuidados do filho em tempo parcial ou que se tornam o principal cuidador do bebê. As conclusões apontaram alterações cerebrais tanto na rede emocional, incluindo estruturas associadas com a vigilância, saliência, recompensa e motivação, como na rede de mentalização, envolvendo circuitos relacionados à compreensão social e empatia cognitiva.
Os principais achados do estudo foram sintetizados pelo site Aleitamento.com a seguir. O estudo completo também está disponível, apenas em inglês
fonte: http://www.radardaprimeirainfancia.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design