sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sabia que Obesidade infantil também é um tipo de desnutrição.





Muitos adultos associam o desnutrido àquele que está fraquinho e magro. Enganam-se. A desnutrição é o desequilíbrio entre a ingestão e a capacidade do organismo de absorver corretamente os nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas. Ou seja, se a criança é subnutrida (falta de alimentos) ou hipernutrida (excesso de alimentos) ela vive uma situação de desnutrição.
E quais são as consequências geradas pela falta de nutrientes na alimentação das crianças?
Perda muscular e dos depósitos de gordura, provocando debilidade física.
Emagrecimento ou obesidade.
Desaceleração, interrupção ou até mesmo involução do crescimento.
Alterações psíquicas e psicológicas, deixando a criança mais retraída, apática e triste.
O cabelo perde a cor (fica mais claro) e a pele descasca e fica enrugada.
Pode haver alterações sanguíneas, provocando doenças, como a anemia.
A má formação também pode ser grave devido às alterações ósseas.
Os estímulos nervosos ficam prejudicados e o número de neurônios diminuídos.
Também pode ocasionar alterações nos demais órgãos e sistemas respiratório, imunológico, renal, cardíaco, hepático, intestinal etc.
Fonte: Revista Pais & Filhos, 3 de fevereiro de 2014
Para prevenir o problema, é preciso cuidar especialmente da alimentação da criança pequena para que se garanta a quantidade correta de nutrientes, carboidratos, proteínas e minerais.
Para os bebês, a receita é o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Para as crianças a partir dessa fase, deve-se priorizar a ingestão de legumes, verduras, frutas e uma rotina alimentar.
A melhor maneira de se chegar ao cardápio ideal é consultando um especialista, mas já se sabe que consumo de doces, refrigerantes e outras guloseimas não agregam saúde à criança e precisa ser evitado.
As famílias de baixa renda  poderão contar com uma iniciativa pública, apoiada pela FMCSV, para cuidar de suas crianças: o projeto de Atenção Nutricional e Estímulo ao Desenvolvimento na Primeira Infância, do Ministério da Saúde, que também será implementado em algumas cidades de São Paulo, com a meta de articular ações conjuntas entre as áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, para combater a desnutrição infantil e promover o desenvolvimento nos cinco primeiros anos de vida.
Apoio:
www.repipiu.com.br


fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design