segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Primeiros passos !




A criança começa a dar sinais de que vai firmar-se em pé e tentar seguir seu rumo. Provavelmente ela deve ter cerca de um ano ou mesmo um ano e meio quando isso acontece. Não importa. Cada uma tem o seu ritmo, que precisa ser respeitado.
Antes de ficar de pé, a maioria engatinha, o que acontece por volta do sétimo ou oitavo mês de vida. Outros simplesmente pulam essa etapa e divertem-se equilibrando nos móveis em busca de apoio. E é nessa fase que os estímulos podem ajudá-los a se sentirem mais seguros.
Mas, alerta os pais: usar andadores é uma prática condenada pela SBP(Sociedade Brasileira de Pediatria) porque pode causar acidentes graves e ainda atrasar o desenvolvimento psicomotor dos bebês. Aliás, já falamos do tema neste blog. Para reler, clique aqui.
Mas, voltando à fase em que a criança começa a arriscar os primeiros passos, é preciso garantir que ela exercite-se em um ambiente sem riscos de acidentes e cercado de muito carinho e atenção, seja em casa, seja na creche.
Vale arrastar os móveis para que o bebê fique à vontade. O melhor é não “facilitar” muito a situaçãoAfastar os brinquedos preferidos, por exemplo, é uma forma de chamar a atenção e fazer com que o pequeno se movimente.
Uma boa opção, desde que feita com cuidado, é segurar as duas mãos da criança e andar com ela. Melhor ainda se essa “caminhada” for em parques e espaços abertos onde os estímulos aguçam a curiosidade da criança. Nessa fase, tropeços e pequenas quedas são comuns, e para evitar que a criança se assuste ou sinta medo de prosseguir, vale reagir com naturalidade nessas situações.
Para os primeiros passos, o ideal é deixar o bebê descalço, em casa, para que seus pés se posicionem melhor e ele sinta o terreno, além de desenvolver de forma mais adequada noções de equilíbrio e de espaço.
Se o dia estiver muito frio, a criança pode usar meias antiderrapantes para continuar suas tentativas. O que se deve evitar são os calçados do tipo Crocs, porque deixam os pés soltos, facilitando as quedas.
Sempre é bom reforçar o cuidado que se deve ter com quinas, móveis que podem cair em cima da criança, toalhas postas em mesas, objetos pontiagudos e peças pequenas, fáceis de engolir.

fonte: http://www.desenvolvimento-infantil.blog.br/ 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design