segunda-feira, 14 de julho de 2014

O que é Primeira Infância?

Desde a vida uterina, nosso cérebro é influenciado pelas condições externas, o que inclui modo de criação, cuidado e estímulos recebidos. Os neurônios estabelecem conexões entre si, construindo a arquitetura do cérebro. E, nos três primeiros anos de vida, essa estrutura se forma rapidamente. É nesta fase de crescimento que o cérebro aumenta cerca da metade do que crescerá até a vida adulta.
O cuidado inicial tem impacto decisivo na maneira como as pessoas formam sua capacidade de aprendizado e controle emocional. O relacionamento com a família, o contato com outras crianças, o início da aprendizagem, o cuidado com sua saúde e a inclusão da criança em atividades de lazer afetam diretamente as conexões neurais.
O modo como os vínculos se estabelecem determina a formatação cerebral, numa sucessão de aprendizados interdependentes e de complexidade crescente – de tal forma que o mais complexo precisa da boa organização dos mais simples para instalar-se adequadamente – e é dessa composição que vão resultar os comportamentos futuros do indivíduo.
tags: primeira infância, bebê, desenvolvimento

fonte: fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design