sexta-feira, 25 de julho de 2014

Brinquedos indicados para criança pequena





Indicamos aqui alguns brinquedos importantes para a criança pequena. Para selecioná-los, é preciso respeitar os interesses, potenciais e limitações de cada criança, já que as etapas de desenvolvimento são diferentes e também estão relacionadas ao contexto sociocultural.
Adultos que compram brinquedos que os agradam, sem levar em conta o momento e o desejo da criança, estão anulando a possibilidade de a criança participar dessa escolha e também aprender com ela.
Nossa fonte de pesquisa é o livro “Fundamentos do Desenvolvimento Infantil – da gestação aos três anos”, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Caso você queira ler esse tópico completo, basta clicar aqui  e fazer o download gratuito do livro. Há vários temas que, com certeza, vão ajudá-lo no seu trabalho pela Primeira Infância.
Antes disso, dê uma olhada nesta lista de brinquedos:
Brinquedos para atividades sensório-motoras: chocalhos e mordedores; móbiles sonoros ou não, com figuras ou formas diversas, para colocar suspensos no berço; quadros de atividades, com peças coloridas, de formas diversas, com janelinhas que se abrem, espelhos inquebráveis; animais e objetos em borracha; pelúcias de 20 a 50 cm; bolas de 8 a 10 cm de diâmetro e cubos em tecido; caixas de encaixes de formas e cores, bancadas de brinquedos para martelar, dentre outros.
Brinquedos para atividades físicas: veículos com pedais, triciclos e patinetes; pipas e outros objetos voadores, como bumerangues; boliche de plástico ou madeira e argolas para encaixar em um eixo; bolas, petecas e balões de ar; cordas de pular e percursos como ‘amarelinha’; ioiôs, piões e bolhas d’água; bambolês, dentre outros.
Brinquedos para atividades intelectuais: quebra-cabeças fáceis (de 20 até 150 peças); brinquedos com peças para girar e parafusar; blocos de construção simples; caixas de experiência e caixas científicas (química, corpo humano, microscópios e habitats); dominó, resta um, jogos de memória; jogos informáticos (xadrez, de perguntas e respostas, palavras em outros idiomas).
Brinquedos para o desenvolvimento afetivo: pelúcias com mais de 50 cm; bonecos que representam figuras de ficção (tartarugas Ninja, dragões com aparência humana); bonecas para vestir, com cabelos, olhos que se movem, braços e pernas articulados, que choram, riem, fazem xixi e falam; louças e panelinhas; cidades, fazendas, zoológicos; cabanas, tendas, fortes e ranchos, dentre outros.
Sigam nosso blog ! http://silvertoysimports.blogspot.com.br/

fonte: http://www.fmcsv.org.br/pt-br/acervo-digital/Paginas/Fundamentos-do-desenvolvimento-infantil.aspx 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design