sexta-feira, 18 de julho de 2014

ENTREVISTA: O que é alfabetização visual?

Professor de fotografia e curador João Kulcsár fala sobre a importância de ensinar a ler e produzir imagens


Passeios culturais, como ida a museus, estimulam as crianças a "ler" imagens
Quando a criança está aprendendo a ler, os irresistíveis livros ilustrados são maioria na estante, claro. Os olhares percorrem com calma e atenção osdesenhos, as formas e as cores. À medida que o pequeno domina as primeiras letras, as primeiras palavras e os primeiros parágrafos, menos tempo é dedicado às ilustrações, até que elas quase magicamente somem dos livros.

Apesar de desaparecerem aos poucos dos livros conforme a criança cresce, as imagens estão em todo lugar - e cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Quem consegue interpretá-las e se expressar por meio delas tem vantagem não só no mercado de trabalho, mas na vida.

"Uma imagem tem força, ela pode romper e mudar a forma de a gente pensar", explica o professor João Kulcsar, que desenvolveu um mestrado na Inglaterra sobre o papel da fotografia na alfabetização visual - termo cunhado para a habilidade de interpretar e produzir imagens. Foi uma imagem, aliás, que o fez mudar de profissão. Em 1989, o recém-formado em engenharia mecânica decidiu fazer da fotografia, até então um hobbie, sua profissão. "Na eleição do Fernando Collor, o poder da imagem e da televisão teve um papel crucial, isso mexeu muito comigo. Dei uma guinada à Educação, comecei a trabalhar com oficinas para mostrar que a fotografia também é um ponto de vista e não necessariamente a verdade", conta.

Veja a entrevista com o professor João Kulcsar, que é também curador de exposições e mantém o site Alfabetização Visual:http://www.alfabetizacaovisual.com.br/

fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/

tags: alfabetização infantil, visual, fotos, figuras, João Kulcsar, 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design