quarta-feira, 18 de março de 2015

Como anda o intestino do bebê ?










Não é incomum pais procurarem o pediatra ou outros agentes de Saúde porque seus filhos pequenos estão com o intestino preso ou com fezes “estranhas”. Aliás, a cor e a consistência das fezes acabam servindo de parâmetro para suspeitar se há algum problema com o bebê. Veja estas informações para ajudar os pais, com quem você atua no seu trabalho pela Primeira Infância, a entenderem melhor o assunto.
É importante que os pais saibam que esse processo, da eliminação das fezes, já começa a ser preparado no parto. Até então, como feto, nada acontece. É na hora do nascimento que se inicia a formação dos micro-organismos que vão habitar o sistema digestivo da criança.
E veja que interessante: o bebê que nasce de parto normal terá uma flora intestinal distinta daquele que vier ao mundo por meio da cesariana. Outra informação importante é que aqueles que se alimentarem do leite materno serão beneficiados com uma melhor formação da flora (e com um ritmo intestinal mais tranquilo).
Com relação à coloração e consistência das fezes, a dos recém-nascidos é verde-escura e pegajosa. Mais à frente, elas vão amarelar e podem também ter o tom marrom escuro. Enquanto só se alimentarem de leite, as fezes do bebê serão mais líquidas ou pastosas.
O ritmo intestinal muda em cada criança. Enquanto algumas, quando pequenas, evacuam a cada vez que mamam, outras ficam alguns dias sem evacuar.
Na avaliação geral, para saber se a criança está bem, vale observar como ela se comporta. Ela sorri? Está tranquila? Brinca normalmente? Dorme e se alimenta sem problemas? Então, tudo vai bem, mesmo que o intestino esteja preso por alguns dias.
Sinais que precisam de atenção são alterações bruscas no ritmo intestinal, assaduras frequentes, mesmo com toda higiene necessária, fezes muito claras ou avermelhadas, inchaço na barriga, vômito e diarreia. A melhor dica para os pais, no aparecimento destes sintomas, é que consultem o pediatra. Nada de medicação sem a prescrição médica.
As fezes vão mudando com o tempo, especialmente depois que a alimentação sólida é introduzida no dia a dia da criança. Elas poderão ficar mais consistentes e com alguns pedaços de alimentos, já que a criança precisa aprender a importância da mastigação, um outro aspecto que deve ser observado pelos pais e cuidadores: estimular a criança a mastigar bem e devagar.
Com essas dicas, que retiramos da matéria da revista Crescer (Cocô do bebê: o que é normal) ,ficarão muito mais tranquilos.

fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/

Apoio: 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design