terça-feira, 3 de março de 2015

Água, tema essencial na educação infantil





A escassez da água atinge várias partes do País, especialmente a região Sudeste. Como educador, vale trabalhar o tema no cotidiano da creche e pré-escola. Por isso, trouxemos dicas de livros que podem inspirar o seu trabalho.
Não importa onde a criança viva. Ela precisa, desde pequena, entender que a água é essencial para o Planeta e, por isso, precisa ser preservada, começando pelos hábitos de cada um, no dia a dia.
Compartilhamos aqui uma lista de livros publicada no site Difundir, sugerida pela docente Roberta Oliveira, para alunos de cinco a doze anos.
Vale a pena analisá-la para escolher os títulos que apoiarão suas atividades focadas no meio ambiente e na conscientização da importância do cuidado com um dos bens mais importantes e valiosos da humanidade. Bom trabalho!
A história da gota d’água – a trajetória da gota, desde que “nasce”, e seu papel quando se une a outras, formando o volume de água que transforma a Natureza. O livro é de Domingos Pellegrini, publicado pela editora Geração.
A água e a vida – um passeio do menino Juca Brasileiro pelo rio Tietê e seus problemas, mostrando como ter outro olhar sobre os rios pode interferir positivamente na sobrevivência da fauna, da flora e, consequentemente, do ser humano. A obra, de Patrícia Engel Secco, foi publicada pela Melhoramentos.
O camelo, o burro e a água – Um dia sem água na vida do camelo e do burro. Cada um age de um jeito. Uma reflexão importante sobre as práticas que evitam o desperdício. De Sérgio Merli, pela, Melhoramentos.
Chuvinha é tudo de bom! – Duda é uma menina que conversa com as plantas e bichinhos do jardim e é amiga de Dona Semente, que faz um desabafo sobre os problemas que enfrenta para ser semeada e crescer. Também de Patrícia Engel Secco, pela Melhoramentos.
A matéria que inspirou este post traz outros títulos sobre a água. Que tal conferi-los?

fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/

Apoio: www.repipiu.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design