quarta-feira, 4 de março de 2015

Oba ! Hora de brincar !





Crie e use a imaginação. Brincadeiras criativas e econômicas !


Criatividade é tudo no dia a dia da creche ou pré-escola. Por isso, compartilhamos aqui três atividades bem boladas que você pode fazer com a criança pequena, com baixos custos e muita diversão. Confira!
O site que publicou essas brincadeiras traz um montão delas que você pode adaptar para a sua turminha. Veja algumas para aquecer as ideias e inspirá-lo a novas experiências.
Uma estrada divertida – com fitas colantes coloridas, trace, no chão da sala de aula ou do pátio, um caminho, imitando uma pista de estrada (duas fitas paralelas, com 20 a 30 cm de distância uma da outra). No meio da “estrada”, coloque pontes, túneis (caixas de sapato e tubos de papel, por exemplo), rios (papel laminado), animais (bois e cavalos em miniatura) e outros obstáculos. Cada dupla de crianças, com seus carrinhos de metal ou de plástico, deve percorrer a estrada, ajoelhada no chão, seguindo o trajeto, uma criança ao lado da outra. Estimule-os com perguntas como: de que maneira vocês vão passar pelo túnel? Como subirão na ponte? O que farão para passar pelos animais? E assim por diante. Você vai se surpreender com as soluções encontradas pelos pequenos.
A velha roupa colorida – peça aos pais que enviem para a escola roupas que não sirvam mais em seus filhos (shorts, calça, meia, saia, sandálias, tênis), devidamente identificadas para que depois sejam devolvidas. No chão do pátio, desenhe, com giz, um menino e uma menina, no tamanho dos pequenos, colocando a cabeça, o tronco e os membros. Misture as peças de roupa e acessórios e convide as crianças a “vestirem” esses bonecos desenhados com o que quiserem. Observe as escolhas e aproveite a ocasião para trabalhar a questão do gênero, caso comentários como “isso é de menina”, “aquilo é de menino” surjam, para que possíveis preconceitos sejam falados e discutidos em grupo.
Arte de pé – “Vista” os pés das crianças com plástico-bolha, prendendo-o com fita adesiva ou cordões. Em duas ou três bacias largas e rasas, coloque tintas (uma de cada cor). Estenda um tecido branco ou papel kraft no chão do pátio e peça ao alunos que pisem, com cuidado, nas bacias. Em seguida, eles devem caminhar sobre o pano ou papel, traçando desenhos coloridos, enquanto andam, pulam ou correm. Aproveite para falar das cores e da junção de tons. Depois de pronto, exponha o trabalho para toda a classe.
Quer conhecer outras atividades tão criativas e simples como estas? Então acesse o site Só pra Mães e mãos à obra!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design