terça-feira, 7 de julho de 2015

Conjutivite. O que é e como tratar

fonte: desenvolvimentoinfantil.blog.com.br



Uma criança na creche ou pré-escola, com conjuntivite, requer atenção de todos. É importante mostrar aos pais como reconhecer os sintomas para que seus filhos sejam tratados precocemente, evitando maiores danos à saúde e o contágio de outros pequenos.
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana do olho. Há vários tipos dessa manifestação, mas, comumente, todos apresentam estes sintomas:
Vermelhidão, lacrimejamento, secreção, edema (acúmulo anormal de líquido, gerando inchaço) na conjuntiva e na pálpebra, sensação de areia no olho, prurido, queimação, fotofobia, dor ocular.
Destacamos dois tipos da doença, que são mais comuns:
Conjuntivite bacteriana – dura cerca de duas semanas. Se bem tratada, não deixa sequela. Mas se não for cuidada, pode se tornar crônica. A transmissão acontece pelo contato direto com objetos de uso comum. Para tratá-la, é preciso seguir a recomendação médica, que normalmente é de higiene rigorosa e limpeza das secreções com soro fisiológico e uso de antibióticos.
Conjuntivite viral – tem o agravante de poder vir acompanhada de outros problemas, como gripe e dor de garganta. É muito contagiosa, pelo contato direto e uso de objetos comuns, até duas semanas do aparecimento dos sintomas. Precisa de uma higiene rigorosa. Muitos médicos prescrevem lágrimas artificiais e compressas geladas como tratamento. O acompanhamento do especialista é importante porque a doença pode apresentar efeitos colaterais, como infecções secundárias.
Outros tipos da doença: conjuntivites alérgica, sazonal, primaveril, tóxicas ou químicas, cujos sintomas e tratamentos você pode ter acesso no texto que inspirou este post. O importante é reconhecer os sintomas para tratar o problema logo no início, garantindo maior bem-estar à criança pequena.

Apoio: www.repipiu.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design