segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Guia de sobrevivência. Viajando de carro com os pequenos.







Pode ser para visitar a família, ou então para curtir uma praia, passar uns dias no campo... Viagens de carro fazem parte da vida, mas ficam mais complicadas quando os passageiros são crianças pequenas. Leia as nossas dicas para sobreviver à estrada sem (muitos) dramas. 

Segurança acima de tudo

Antes de pegar a estrada, providencie a cadeirinha do carro e verifique se ela está instalada corretamente. Leve um kit de primeiros socorros, bastante água e de preferência uma lanterna, para o caso de o automóvel quebrar à noite. 

Dê uma boa revisada no veículo. O básico é calibrar os pneus e o estepe e dar uma olhada no motor, mas, dependendo da distância e da condição do carro, vale a pena fazer uma revisão mais caprichada, afinal a carga agora é muito mais preciosa! 

Leve com você o carregador de celular para o carro, para não correr o risco de ficar sem comunicação no meio da viagem. 

Jamais dirija com sono. Procure dormir bem na noite anterior à viagem, para garantir que seus reflexos estarão perfeitos. Se houver dois adultos que dirijam, revezem-se ao volante. 

E não tire o bebê da cadeirinha com o carro em movimento. Se precisar dar o peito, pare o carro em algum lugar seguro, mesmo que você não seja a motorista. A pausa vai fazer bem para todos. Se a viagem for muito longa, talvez uma idéia seja levar leite materno ordenhado para dar na mamadeira sem ter de ficar parando a toda hora. 

Planeje tudo com antecedência

Alguns dias antes da viagem, faça uma lista com tudo o que precisa levar e comece a juntar as coisas. Se puder, marque as férias de modo que tenha um dia livre para fazer as malas, para não ter de fazer a arrumação correndo e correr o risco de esquecer algum item importante. 

Consulte nossa lista com o que pôr na mala em viagens com bebês

Faça malinhas especiais para usar em trânsito

Separe uma sacola pequena para trocas de roupa do bebê que possam ser necessárias durante a viagem, e a carregue com você. Coloque uma roupa reserva para você também, e uma toalha. Nunca se sabe o que pode acontecer... Se houver um episódio de vômito, por exemplo, pelo menos você não vai precisar revirar a mala grande atrás de algo com o que limpar seu filho. 

Não se esqueça de ter à mão uma sacola com suprimentos que podem ser usados a qualquer momento. Uma sacola de praia é uma boa sugestão, mesmo que você não vá para a praia. Coloque lá dentro filtro solarrepelentes para mosquito, toalha, troca de roupa e um lanchinho (pacote de bolachas ou alguma fruta). Às vezes a bolsa de fraldas que você usa todo dia não é a mais adequada para a hora de viajar. 

Não esqueça os itens essenciais

  • Água: Fresca, para beber, para os adultos e para o bebê, de preferência dentro de uma bolsa térmica com gelo. Leve também uma garrafa extra, fora da térmica, para emergências (limpar mãozinhas meladas, refrescar o radiador do carro etc.)

  • Fraldinha limpa: Paninhos e fraldas secos e limpos são uma mão na roda, assim como os lenços umedecidos. Se você quiser, pode levar uma já úmida dentro de um saquinho plástico, para limpar a boca e a mão do bebê depois de um lanche, por exemplo. Caso precise de outras, molhe-as com a água extra.

  • Sacos plásticos: Para guardar restos de comida, roupas molhadas, fraldas sujas... Sempre são muito úteis em qualquer viagem.

  • Trocador portátil: Sabe-se lá onde você vai ter de fazer uma troca de fralda de emergência. Mesmo se for dentro do carro, o trocador evita possíveis desastres no estofamento. Prefira colocar fraldas noturnas no bebê durante a viagem, para durarem mais.

  • Travesseiro: Talvez você precise dele para se ajeitar no carro, talvez ele seja útil na hora da parada, talvez seja reconfortante na hora de dormir numa cama desconhecida...

  • Uma lampadinha noturna: Pode ser que o lugar onde vocês vão dormir seja muito escuro à noite. A luzinha tranquiliza o bebê no ambiente desconhecido e evita que você dê uma topada na hora de correr para atender o choro no meio da noite.

  • Comida: Mesmo que você pretenda parar para comer na beira da estrada, ou que a viagem seja curta, nunca saia sem algum lanchinho de emergência, para o caso de o carro quebrar, ou de vocês ficarem presos num congestionamento. Lembre-se de levar uma colher, se a comidinha reserva vier em potinhos. Leia abaixo nossas dicas de lanche para a estrada.

Programe a viagem para a hora em que seu filho dorme

Planeje-se para que o trajeto englobe um horário em que a criança normalmente está dormindo. Se ela dorme bastante depois do almoço, por exemplo, você não precisa sair logo cedinho. Pode começar a viagem mais ou menos às 10h, parar para almoçar e depois andar uns bons quilômetros enquanto seu filho dorme tranquilo. Isso, é claro, levando em conta outros fatores, como o calor. 

Se seu filho estiver dormindo, tente não parar o carro -- é muitíssimo provável que ele acorde. 

Há quem goste de viajar de madrugada, enquanto as crianças dormem de verdade, de pijama e tudo. Apesar de garantir a tranquilidade durante a viagem, a tática envolve alguns riscos: o silêncio pode deixar o motorista com sono, e à noite a visibilidade fica reduzida. 

Faça paradas estratégicas

Procure não viajar mais de duas ou três horas seguidas. Não é nada realista achar que crianças pequenas vão aguentar todo esse tempo sentadinhas e quietinhas. Além disso, se você parar em lugares que sejam relativamente divertidos, a viagem em si vira também uma atração, e deixa de ser só o incômodo que a família tem de suportar até chegar ao destino. 

Cidades pequenas no caminho podem ser uma boa opção de parada, mesmo que você tenha que desviar um pouco. Pergunte a amigos que conhecem a estrada se eles têm alguma parada para recomendar. Pesquise na Internet se há alguma atração especial, como um mirante, uma praia simpática ou uma pracinha bucólica no seu trajeto, e procure se informar sobre a segurança do local. 

Divida as tarefas

Se você está viajando com outro adulto, promova uma justa divisão de tarefas. Enquanto um dirige, o outro toma conta da distribuição de lanchinhos, da "programação cultural" e do revezamento de brinquedos. Vocês podem trocar de papéis no meio da viagem. 

Se houver espaço, vale a pena um adulto fazer companhia às crianças no banco de trás. Elas vão adorar. 

Apele para os lanchinhos

Leve comida de casa para não ter de depender dos estabelecimentos de beira de estrada, que podem ser escassos e não contar com as melhores condições de higiene. 

O que funciona: biscoito de polvilho, bolacha simples (como as tipo maisena), pãozinho, pão de queijo, sanduíche, banana, maçã pré-cortada e embebida em limão, barra de cereal, cereal matinal seco, bolo caseiro simples. 

O que não funciona: outras frutas além de banana e maçã (fazem meleca demais), iogurte (mais meleca, e ainda precisa de colher), suco de caixinha (é só o bebê dar uma apertada que espirra suco para todo lado -- melhor levar copinhos de treinamento que não vazam, ou a mamadeira mesmo). 

Por mais preparada e cheia de lanchinhos que você esteja, não vai ter jeito, alguma hora vocês vão precisar parar para comer e esticar as pernas. Programe a hora da refeição para um momento em que o bebê esteja bem acordado e disposto. 

Mamadeiras em trânsito 
Um jeito de facilitar a preparação de mamadeiras na viagem é levar uma garrafa com água mineral ou fervida e o pó da fórmula já dividido na dose certa -- dentro da própria mamadeira ou naqueles recipientes com compartimentos especiais para guardar a quantidade exata do pó. Aí é só misturar a água com o pó, chacoalhar e pronto! 

Se você estiver levando leite materno frio dentro de uma bolsa térmica para dar na mamadeira, poderá ser mais difícil esquentá-lo. Por isso o ideal é que o bebê esteja acostumado a tomar o leite à temperatura ambiente. 

Até existem esquentadores de mamadeira que são ligados no acendedor de cigarros do carro. Se sua família for daquelas que viajam bastante, e se seu filho for daqueles só tomam leite morninho, talvez seja um investimento útil. 

Invente brincadeiras para passar o tempo

Se a criança viaja virada para trás, leve com você um daqueles tapetes cheios de brinquedos ou alguma outra coisa que atraia a atenção dele, já que ele não tem muita visão da janela. Qualquer coisa colorida e que faça barulhinhos vai distraí-lo, mesmo que por um pouquinho. 

Se você estiver no banco de trás com ele, pode mostrar livrinhos (de preferência que não sejam duros, para evitar acidentes) e contar histórias. Caso esteja viajando sozinha com seu filho, você pode apelar para CDs de música e de historinhas. 

Mas procure economizar nas estratégias de entretenimento: reserve-as para quando o bebê parecer estar ficando inquieto ou entediado. Assim você ganha um pouco mais de tempo antes da próxima (e inevitável) parada para esticar as pernas. 

Aparelhos de DVDs portáteis ou porta-tablet são um luxo que pode dar um bom sossego em viagens muito longas. Uma opção mais versátil é levar o aparelho com um adulto, no banco de trás, passando um dos filmes preferidos da criança. Não deixe tablets na mão das crianças sem supervisão. Podem ocorrer acidentes de ambos os lados -- a criança ou o tablet podem se machucar.

Lembre-se: gerações de crianças (como a sua) sobreviveram perfeitamente a longas viagens de carro sem nada disso de assistir a filminhos e ficar jogando joguinhos eletrônicos a bordo. 

fonte: babycenter

Apoio: www.repipiu.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design