quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Socorro ! O bebê não dorme !!




O sonho de toda mãe de recém-nascido é que ele durma bem, não só porque é essencial ao seu desenvolvimento, como necessário para que ela possa também “recarregar a bateria” para um novo dia de mamadas, brincadeiras, troca de fraldas e passeios. Nem todas as mamães conseguem isso. Mas, com algumas dicas, podemos conquistar o merecido descanso e um melhor bem-estar ao bebê.
baby coach brasileira, radicada nos Estados Unidos, Suzy Giordano, criou esta equação “dos sonhos”: uma criança saudável, de três meses, dorme 15 horas diariamente, sendo doze à noite, uma de manhã e duas horas à tarde. Ela se alimenta quatro vezes ao dia, cerca de 30 minutos por mamada, sem necessidade das mamadas noturnas.
Segundo Suzy, esse sonho é possível, seguindo um treinamento com muitas chances de dar certo. Basicamente, é preciso adotar quatro passos:
1. Quem deve se adaptar é o bebê, não a família. Para Suzy, as choradeiras do bebê à noite estão relacionadas à forma como os pais agem: dão mamadeira, tiram do berço e o ninam toda vez que a criança chora. O que eles não sabem, é que, se a criança estiver bem alimentada, ela vai pular as mamadas noturnas, sem acordar. Outra orientação da coach é manter uma rotina natural, desde a chegada da maternidade. Não criar um ambiente artificial. Tudo bem, durante a soneca vespertina do bebê, os irmãos rirem alto ou o pai fazer um suco no liquidificador ou, ainda, a mãe assistir à TV (lógico que há limites para esses ruídos).
Caso contrário, o dia a dia da família será de tensão e medo (alguém espirra e todo mundo olha feio). O bebê precisa aprender a dormir em todo o tipo de ambiente.
2. Deixar o bebê chorando até cansar não traz benefícios para ninguém. Alguns defendem que do choro até a exaustão ensina à criança a rotina de dormir mais rapidamente. Para Suzy, essa metodologia pode gerar um desgaste emocional enorme, não só no bebê, como nos pais que assumirão uma postura contrária a sua necessidade natural de cuidar e proteger. O que pais e mães precisam entender é que, nas primeiras semanas de adaptação, o bebê vai chorar, mas o sono ficará cada vez melhor. Outra aleta que Suzy faz: ninar o bebê repetidas vezes, até pegar no sono, é sacramentar o colo. Ou seja, aos dois anos a criança não vai dormir se não tiver um colinho por perto. A presença da mãe junto ao berço, quando a criança chorar demais, é importante e faz diferença. Mas, ela não precisa pegar o filho no colo. Basta ficar um pouco ali, até ele se acalmar.
3. “Truques” para chamar o sono durante a noite. O bebê começou a chorar? Mãe ou pai pode ficar ao lado no berço, dando batidinhas bem leves na barriguinha do pequeno, com a mão, com o brinquedinho que ele mais gosta ou com um paninho. Também pode colocar a mão firme sobre a barriga, mas sem pressioná-la, sussurrando frases como “Eu te amo, meu filho”, “Você está bem, querido?”, “Não se preocupe: estou aqui”, “Eu sei que é difícil ser bebê, mas eu vou te ajudar!”, e assim por diante. Outras dicas: mudar a criança de posição, mostrar o brinquedo favorito ou ligar a música do bichinho de pelúcia.
4. Chupeta e dedo podem, mas nem tanto. O bebê está dormindo e, do nada, começa a choramingar. A reação de muitos pais é dar a chupeta. Suzy aprova o método, mas defende que não seja usado com frequência. Só nos momentos do soninho, durante o dia ou à noite, depois que a rotina das mamadas estiver definida. O uso excessivo da chupeta vai se perpetuar e a criança, já maior, sentirá necessidade de usá-la o dia todo, o que não é recomendado, porque prejudica a fala, a mastigação e a respiração. Caso o bebê fique tranquilo chupando o dedo, a coach não condena, mas é bom observar se esse costume vai além de alguns momentos durante o sono. Para ela, esse hábito, se moderado, vale para todo o primeiro ano de vida da criança.
Agora, com estas dicas, você pode ajudar as mamães e seus pequenos a terem um sono de mais qualidade e uma rotina tranquila. Na Enciclopédia da Criançavocê encontra textos que falam da importância do sono no desenvolvimento infantil. Leia também “12 horas de sono com 12 semanas de vida”, de Suzy Giordano, pela Editora Zahar.

fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/

Apoio: www.repipiu.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design