segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Porque lindas crianças de transformam em adultos criminosos ?







fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/

A resposta não é única, mas já se sabe que o que crianças experimentam na Primeira Infância (período da gestação aos seis anos) pode determinar o tipo de adulto que elas serão. Qual o papel da família e dos educadores no comportamento e na formação do caráter dos pequenos?

Como bebezinhos tão bonitinhos podem tornar-se criminosos… – Uso de drogas, tabaco e álcool na gravidez são fatores que contribuem a um comportamento violento quando adultos, assim como a falta de limites ou as agressões físicas e morais sofridas na infância.

Como ajudar as crianças a lidar com relacionamentos abusivos – Bullying é uma realidade que afeta as pessoas em qualquer fase da vida. Mas sofrer essa agressão nos primeiros anos de vida pode ser determinante ao futuro da criança, causando traumas e problemas que, se não cuidados, prejudicarão o seu desenvolvimento.

Brincar com outras crianças é importante! – Pode parecer óbvio, mas nem sempre as crianças são estimuladas pelos adultos a conviver com seus pares. A vontade de interagir é uma característica natural, que os bebês já demostram aos seis meses. Potencializar essa tendência é o nosso papel de educadores – e também das famílias.

Agrupar ou isolar crianças problemáticas. Perigo! – Algumas escolas e espaços educativos ainda usam essa estratégia totalmente inadequada. Agrupar ou excluir crianças com desvios de comportamento só reforçará o problema, podendo torná-lo crônico ou incontrolável. Essas crianças precisam de boas referências, por isso o convívio com outras, diferentes delas, é essencial.
Utilize esse material para suas reflexões e, também, compartilhe-os com seus colegas de trabalho e famílias, ajudando-nos a fortalecer a Primeira Infância brasileira e, consequentemente, a construir de uma sociedade mais saudável para todos nós.


Apoio: " A queridinha das mamães "





0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design