sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Criança tem que se exercitar !



A criança tem de exercitar-se diariamente. Isto é fato. 
Afinal, quanto tempo uma criança tem de dedicar-se aos exercícios físicos? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), indivíduos dos cinco aos dezessete anos deveriam realizar o mínimo de uma hora de atividades por dia, de moderadas a intensas, para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer ossos e músculos e combater a obesidade.
Mas, que tipo de exercício é o ideal para isso? Sem dúvida os aeróbicos, contidos em brincadeiras, jogos e na prática de esportes.
O Brasil não tem dados para saber se nossas crianças estão seguindo essa orientação – o que é uma pena -, mas a maioria das escolas daqui oferece apenas duas aulas de educação física por semana. Outro fato: nossas crianças não brincam mais nas ruas e parques, seja por questões de segurança, seja porque, desestimuladas, acabam optando pela TV ou jogos digitais.
Especialistas, no entanto, insistem que, para garantir um melhor bem-estar da criança, é preciso inserir na rotina dela, desde a educação infantil, o hábito da prática de atividade física para que também faça parte do cotidiano na vida adulta.
Se você atua em creches ou pré-escola, esta é uma tarefa importante para o seu trabalho. Com pouco ou muito espaço físico, o importante é criar situações para que a meninada possa, seguramente, realizar exercícios no período em que está sob seus cuidados.
Aliar essas atividades com outros aspectos do desenvolvimento infantil é o “pulo do gato”. Para isso, seguem algumas dicas de brincadeiras que mexem com o corpo e a mente, por faixa etária, que extraímos do site iG, da matéria de Raquel Paulino:
De 6 semanas a 1 ano – Estimular com brinquedos que emitam sons; brincar de esconder e encontrar objetos (um lenço ou qualquer coisa que estiver à mão e seja fácil de colocar embaixo de almofadas ou atrás do corpo do adulto); cantar músicas gesticulando bastante e incentivando o bebê a imitar, de preferência inserindo o nome do bebê na letra; espalhar brinquedos pelo ambiente para que ele se mova para alcançá-los.
De 1 a 3 anos – Atividades que motivem a participação da criança, como teatro de fantoches ou de bonecos, que visem o equilíbrio, a flexibilidade e a independência, como dança livre ao som das músicas preferidas da criança.
De 3 a 5 anos – Exercícios que envolvam correr, pular, chutar, agarrar ou dançar.
De 5 a 8 anos – Atividades que, ao mesmo tempo em que envolvam correr, pular, agarrar e dançar, desafiem a criança, como amarelinha e passa-anel, carrinho de mão (uma criança se apoia no chão com as palmas das mãos enquanto a outra a segura pelos pés para uma corrida) ou corrida de sacos.

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fonte: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/

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