terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Leitura para crianças







Contar histórias, ler e ouvir fortalece o vínculo entre pais e filhos. Por meio de personagens e histórias narradas, a leitura enriquece a fantasia das crianças, estimulando o uso da imaginação e criatividade enriquecendo a experiência transformando em um hábito saudável e divertido.

A importância de recomendação da leitura para crianças de até seis anos de idade é o foco principal da campanha nacional “Receite um Livro”, entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a Sociedade Brasileira de Pediatria, e a Fundação Itaú Social que tem como objetivo  orientar pais e cuidadores a incluir a leitura no dia-a-dia das famílias com crianças pequenas.

Existem evidências de que as experiências vivenciadas pela criança influenciam fortemente no seu desenvolvimento. As experiências das crianças no mundo externo (vivências e estímulos cognitivos, sensoriais e afetivos) tem papel decisivo em sua constituição como indivíduo.


Mesmo que a criança não entenda as palavras, ela compreende gestos, expressões faciais, o gesto de carinho e a suavidade da voz (Ricardo Halpernpresidente do Depto. de Pediatria do Desenvolvimento da SBP



Quer saber mais ? Acesse o link da campanha  da  Sociedade Brasileira de Pediatria.

Este é um material prático que traz orientações para abordagens no consultório como, por exemplo, manter um acervo de livros infantis na sala de espera, receber a criança com um livro na mão, explicar para ela a importância da linguagem para o seu desenvolvimento, entre outras boas práticas.
Há também evidências científicas sobre os efeitos da leitura no desenvolvimento de crianças pequenas, com bibliografia sólida, trazendo as principais e mais atualizadas pesquisas sobre o assunto.




0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design