terça-feira, 16 de junho de 2015

A importância da brincadeira na vida da criança. Brincar é preciso !






Hoje a matéria fala sobre a importância da criança brincar. Matéria pequena, vou reescreve-la nessa reportagem


fonte: Portal Nacional de Seguros

Brincando a criança aprende a lidar com o mundo, exercita a imaginação, recria situações do cotidiano e experimenta sentimentos básicos...
 
A criança começa seu desenvolvimento de linguagem antes mesmo de falar. O início está na brincadeira. Vai do movimento motor, ao som, evolui para depois associar a palavra ao brinquedo. Fazendo associação do significante e significado. Segundo a fonoaudióloga Alessandra Eilert, da Clínica Interligar, o brincar é importante no desenvolvimento da linguagem porque é quando a criança explora o ambiente e é onde o cotidiano se expressa. "Ela vai construindo cognitivamente os processos através do brinquedo. Quando pega uma bolinha e joga no chão, não está pensando em qual a distância o objeto percorreu, mas está associando as distâncias longe, perto, em cima, embaixo e, assim, organizando o seu pensamento. ", explica Alessandra.
    
Por meio das brincadeiras, os pequenos conseguem se comunicar com o mundo do adulto, no qual adquirem controle interior, autoestima e confiança em si mesmos. Quando começam com o faz de conta - a fase do mundo imaginário - por volta dos 2 anos e seis meses, desenvolvem a capacidade de planejar os seus conteúdos e as regras existentes em cada situação. "Isso vai construindo a linguagem, colaborando na formação das frases. Através desse brincar vão associando as coisas, transformando em palavras e usando discursos. Ou seja, utilizam tudo que aprendem no contexto geral", enfatiza.
    
De acordo com a fonoaudióloga, o trabalho da criança é brincar e as brincadeiras vão se modificando conforme o crescimento. "Para brincar não precisa de brinquedos. O brincar acontece em todo o tempo: correndo na rua, jogando pedrinha, puxando a grama. Assim, a criança desenvolve não só a linguagem, mas toda a função cognitiva".

0 comentários:

Postar um comentário

 

Repipiu Template by Ipietoon Cute Blog Design