Professor de fotografia e curador João Kulcsár fala sobre a importância de ensinar a ler e produzir imagens
![]() |
Passeios culturais, como ida a museus, estimulam as crianças a "ler" imagens |
Apesar de desaparecerem aos poucos dos livros conforme a criança cresce, as imagens estão em todo lugar - e cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Quem consegue interpretá-las e se expressar por meio delas tem vantagem não só no mercado de trabalho, mas na vida.
"Uma imagem tem força, ela pode romper e mudar a forma de a gente pensar", explica o professor João Kulcsar, que desenvolveu um mestrado na Inglaterra sobre o papel da fotografia na alfabetização visual - termo cunhado para a habilidade de interpretar e produzir imagens. Foi uma imagem, aliás, que o fez mudar de profissão. Em 1989, o recém-formado em engenharia mecânica decidiu fazer da fotografia, até então um hobbie, sua profissão. "Na eleição do Fernando Collor, o poder da imagem e da televisão teve um papel crucial, isso mexeu muito comigo. Dei uma guinada à Educação, comecei a trabalhar com oficinas para mostrar que a fotografia também é um ponto de vista e não necessariamente a verdade", conta.
Veja a entrevista com o professor João Kulcsar, que é também curador de exposições e mantém o site Alfabetização Visual:http://www.alfabetizacaovisual.com.br/
fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/
tags: alfabetização infantil, visual, fotos, figuras, João Kulcsar,
0 comentários:
Postar um comentário