Contar histórias, ler e ouvir fortalece o vínculo entre pais e filhos. Por meio de personagens e histórias narradas, a leitura enriquece a fantasia das crianças, estimulando o uso da imaginação e criatividade enriquecendo a experiência transformando em um hábito saudável e divertido.
A importância de recomendação da leitura para crianças de até seis anos de idade é o foco principal da campanha nacional “Receite um Livro”, entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a Sociedade Brasileira de Pediatria, e a Fundação Itaú Social que tem como objetivo orientar pais e cuidadores a incluir a leitura no dia-a-dia das famílias com crianças pequenas.
Existem evidências de que as experiências vivenciadas pela criança influenciam fortemente no seu desenvolvimento. As experiências das crianças no mundo externo (vivências e estímulos cognitivos, sensoriais e afetivos) tem papel decisivo em sua constituição como indivíduo.
Mesmo que a criança não entenda as palavras, ela compreende gestos, expressões faciais, o gesto de carinho e a suavidade da voz (Ricardo Halpernpresidente do Depto. de Pediatria do Desenvolvimento da SBP